Av. Dr. Antônio Tavares Pereira Lima, 270 - Jd. Primavera

São José do Rio Preto/SP - Fone:
3224 - 5016/ 3223-1827/ 9634-2205

E-mail:
ieqjardimprimavera@gmail.com


Sejam bem vindos, esperamos que esse blog traga bençãos para sua vida.
Estaremos adicionando o conteúdo aos poucos. Não deixe de nos visitar.


sexta-feira, 25 de março de 2011

LUGARES E LIÇÕES II – BETEL E AI

Gênesis 12:8 – “Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor.” Ai – o nome é sempre escrito com o artigo definido em hebraico, hã´ay, o montão, a ruína. A cidade ficava a leste de Betel e do altar que Abraão levantou adjacente a Bete-Áven. A moderna Et-Tell (árabe, all, montão) cerca de 4 quilômetros a suleste de Betel (Tell Beitin), é usualmente identificada com Ai em bases topográficas e em razão da correspondência do significado dos nomes antigo e moderno. Betel – é a moderna Tell Beitin, na rota da linha divisória das águas, a 19 quilômetros ao norte de Jerusalém. Embora tenham sido encontrados traços de sua ocupação anterior, a cidade parece que foi estabelecida no início do Bronze Média. Durante esse período, Abraão se acampou a leste de Betel, onde erigiu um altar a Tahweh. Betel significa Casa de Deus. Olhando para Gênesis 12:8 nós podemos aprender algumas lições espirituais importantes: Primeira Lição: Nós estamos inseridos num mundo onde estamos entre duas opções, dois estilos de vida. De um lado Betel e do outro Ai. Betel representa a vida na presença de Deus e Ai representa a vida baseada em conceitos mundanos que levam o homem à ruína moral e espiritual. Nesse mundo tão terrível Betel é como o oásis de Deus na terra. Em Deuteronômio 30: 19 e 20 está escrito: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos a sua voz e apegando-te a Ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó”. A escolha está em suas mãos. Segunda Lição: Nessa vida a melhor coisa é ter uma comunhão muito íntima com Deus. Abraão edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. Quando você estabelece um altar de oração e adoração a Deus, fica nítida a diferença entre Betel e Ai no seu coração. O salmista Asafe no Salmo 73: 27 e 28 escreveu o seguinte: “Os que se afastam de Ti, eis que perecem; Tu destróis todos os que são infiéis para contigo. Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus sonho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos”. Abraão invocou o nome do Senhor. Isso lembra invocar a Deus por causa do seu caráter e dos seus atributos divinos, como por exemplo, sua onipresença, onisciência, sua onipotência, sua eternidade, sua imutabilidade, etc. Davi no Salmo 16:8 escreveu: “O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando Ele à minha direita, não serei abalado”. No Salmo 116:9 está escrito: “Andarei na presença do Senhor na terra dos viventes”. Amado, estabeleça uma comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Terceira Lição: Viver entre Betel e Ai é por pouco tempo. Em Gênesis 12:9 diz: “Depois, seguiu Abraão dali, indo sempre para o Neguebe”. Enquanto o cristão estiver neste mundo terá que conviver com Betel e Ai. Nós não podemos esquecer que dentro de nós existe também uma Betel e uma Ai. Betel, nosso espírito, nossa natureza divina e Ai, nossa natureza pecaminosa, nossa carne. Em Romanos 7: 15 a 24 está escrito: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não porém, o efetuá-lo. Porque não faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas , segundo a carne, da lei do pecado”. Amados, também não posso deixar de mencionar Romanos 8: 19 a 23: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústia até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”. Amados, Abraão foi um peregrino nesta terra e nós também o somos. Em breve estaremos na casa de Deus para sempre, na glória. Em Hebreus 11: 8 a 10 está escrito: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com eles da mesma promessa; porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus”. Hoje é dia de salvação. Receba a Cristo como seu Salvador e Senhor. Levante um altar ao Senhor e invoque todos os dias o seu nome. Se você já o aceitou um dia, mas está em Ai, volte para a Casa de Deus, volte para Betel. Restaure o altar que está quebrado, corra para os braços do Pai, pois Jesus está voltando. Pastor Paulo Papalarda

0 comentários:

Postar um comentário