Av. Dr. Antônio Tavares Pereira Lima, 270 - Jd. Primavera

São José do Rio Preto/SP - Fone:
3224 - 5016/ 3223-1827/ 9634-2205

E-mail:
ieqjardimprimavera@gmail.com


Sejam bem vindos, esperamos que esse blog traga bençãos para sua vida.
Estaremos adicionando o conteúdo aos poucos. Não deixe de nos visitar.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

LUGARES E LIÇÕES I – CAVERNA DE ADULÃO

1º Samuel 22:1-2 – “Então Davi se retirou dali, e se escapou para a caverna de adulão; E ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ele. E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; E eram com ele uns quatrocentos homens.” Depois que Davi escapou de Gate, ele se ajuntou a sua família e seus seguidores numa caverna próxima à cidade de Adulão, cerca de 15 km a sudeste de Gate e 24 km a sudoeste de Jerusalém. A caverna de Adulão foi onde Davi compôs o Salmo 142 e possivelmente o Salmo 57. Amados, a caverna de Adulão foi um marco na vida de quatrocentos homens. Chegaram àquele lugar como massa falida. Nesse grupo existiam os que se achavam em aperto, ou seja, aqueles que se sentiam acuados pelas circunstâncias, sem saberem o que fazer da própria vida. Existiam também os endividados, aparentemente se refere àqueles que corriam risco de serem vendidos como escravos por seus credores (2º Reis 4:1). Existiam também os de espírito desgostoso, ou seja, aqueles que estavam deprimidos, cheios de tristeza, apatia e inércia, com dificuldade de continuar vivendo ou tomar decisões; sem energia, fatigados, insones, pessimistas, desesperançados; medrosos, com auto-conceito negativo quase sempre acompanhado de autocrítica e sentimentos de culpa, vergonha, senso de dignidade e desamparo, etc. Davi, um guerreiro por excelência, atraiu considerável interesse por aqueles que estavam oprimidos e descontentes com o governo do rei Saul. Para aqueles homens Davi representava a esperança, uma luz no fim do túnel. O que me comove nessa passagem é a atitude de Davi se fazer chefe deles. Diante de uma massa falida aos olhos de muita gente, Davi foi para aqueles homens como os olhos de Deus. Davi não olhava somente para o que eles eram, mas também para aquilo que eles poderiam ser. Aqueles homens se tornaram soldados portentosos. Os quatrocentos homens logo passaram a ser seiscentos (1º Samuel 23:13). Qual a grande lição para nós hoje? O tempo passou, mas os homens continuam em aperto, endividados e desgostosos de espírito. Existem nesse mundo muitos lugares que se denominam “Casas de Refúgio”, muitas cavernas de Adulão temos por aí, onde as pessoas esperam encontrar paz, segurança, esperança. Muitos supostos Davis tem-se feito chefes. Líderes espirituais, intelectuais, de muita gente. Falta-me denominá-los. Hoje quero informar-lhes que existe um lugar para aqueles que estão em aperto, endividados ou desgostosos de espírito. Lá tem alguém maravilhoso, amoroso, misericordioso, esperando por aqueles que estão cansados e sobrecarregados. Esse lugar é o Calvário, e quem te espera é Jesus Cristo. No calvário tem lugar para você. Para aqueles que estão em aperto sofrendo sem perspectiva esperando a morte chegar, Jesus tem vida abundante para oferecer. Para aqueles que estão endividados, Jesus tem perdão para todas as dívidas. Para os amargurados de espírito Ele tem cura para a alma. Não importa quem você é, o que você fez. Ele quer ser o Senhor e Salvador da tua vida. Se na caverna de Adulão quatrocentos homens encontraram alguém que confiou neles, e lhes deu uma nova chance, no calvário milhões encontraram alguém que os amou a ponto de morrer em favor deles. Lá encontraram amor, perdão misericórdia, valorização pessoal. Lá se encontraram consigo mesmo. Num texto chamado “Nós e a cruz”, o Pastor Caio Fábio pergunta: “o que a aproximação da cruz no revela? A cruz nos aproxima de nós mesmos. Na cruz nos trata de “eu” e “tu”. Na cruz Deus revela nossa interioridade: nossas enfermidades físicas, psicológicas, morais, nossas dores, como mágoa, violência, abandono, nossas opiniões (Isaías 53:4). Na cruz também é revelada nossas transgressões, ou seja, nossa tendência para o pecado (Isaías 53:5). É a cruz que nos aproxima da única alternativa de substituição. Justificação, paz, saúde moral e espiritual (Isaías 53: 4-10).” Entre para o exército vitorioso de Deus. Em tempo lhes informo que aquele que morreu por todos nós numa cruz lá no calvário, ressuscitou ao terceiro dia e está vivo para o sempre para Glória de Deus Pai. Amém!!! Pastor Paulo Papalarda

0 comentários:

Postar um comentário