Av. Dr. Antônio Tavares Pereira Lima, 270 - Jd. Primavera

São José do Rio Preto/SP - Fone:
3224 - 5016/ 3223-1827/ 9634-2205

E-mail:
ieqjardimprimavera@gmail.com


Sejam bem vindos, esperamos que esse blog traga bençãos para sua vida.
Estaremos adicionando o conteúdo aos poucos. Não deixe de nos visitar.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Selá


Uma palavra isolada que ocorre por setenta e uma vezes nos salmos e por três vezes no Livro de Habacuque (3:3, 9, 13; ‘o saltério menor’). Visto que todos estes Salmos com exceção do Salmo 41 e Salmo 81 mencionam uma espécie de melodia no título, geralmente se concorda que Selá deve ter sido um sinal musical ou litúrgico, ainda que seu significado exato nos seja desconhecido.
As duas principais sugestões são as seguintes:
1ª – Uma orientação musical dada aos cantores e/ou orquestra para “elevar”, isto é, cantar ou tocar forte. Assim é que a Septuaginta traduz por diapsalma em cada súplica, o que indique um interlúdio musical.
Interlúdio significa trecho musical que se intercala entre as várias partes de uma composição.
2ª – Um sinal litúrgico, talvez para que fossem elevadas a voz ou as mãos em atitude de oração.
Amados, podemos comparar a vida com uma composição musical, que tem começo, meio e fim.
Sabemos que uma música tem pausa, tem o SELÁ.
E nós também necessitamos dele, senão perderemos o ritmo, a respiração correta e a nossa vida poderá ficar desafinada, atravessada. Quantas famílias vivendo, tocando a vida com uma nota só e a desafinação é total. Não tem harmonia, não tem beleza, porque não tem pausa. Não tem o Selá para dialogar, colocar a conversa em dia. Isso tem sido um tônica na vida de milhões de pessoas.
O Salmista Davi, que era músico e conhecia o que é Selá, não o observava no relacionamento com os filhos e isso foi trágico na sua família. Ele tinha tempo para tudo, menos para a família. O resultado foi estupro, assassinato, rebelião, etc. Deus na sua infinita sabedoria impõe um Selá na vida dos seus servos. Elias começa o seu ministério com tudo. Profetizou para que não chovesse e assim aconteceu. Aí o Senhor manda que ele se esconda à beira de um riacho chamado Querite, longe de tudo e de todos.
Foi o seu Selá e como aquilo foi importante para o seu crescimento pessoal e espiritual.
Outro que começou com tudo foi o apóstolo Paulo. Começou a pregar em Damasco, depois em Jerusalém. Também queria ficar na companhia dos discípulos. Com isso aconteceu uma grande confusão, e Paulo foi levado para Tarso, depois para o deserto da Arábia. Ele precisava do Selá.
Eu pergunto para você: Como está a sua vida? As coisas estão afinadas, ou a desafinação é total? Está mais para comédia ou tragédia?
Amados, se teve alguém que sabia dar um tempo, dar uma pausa, esse alguém foi Jesus. Sua vida disciplinada fez com que Ele nunca desafinasse. Sua vida orquestrada pelo maestro Espírito Santo foi uma sinfonia extraordinária. Ele nunca abriu mão do Selá para conversar com amigos, celebrar a vida, ter comunhão com o Pai.
Como são maravilhosos os interlúdios da vida quando vividos intensamente. Em fevereiro, agora de 2011, eu constatei que Selá é importante. Ei vinha de uma maratona ministerial, e depois do culto de Santa Ceia eu simplesmente desmaiei. Foi então que eu vi que precisava exercer o Selá em minha vida, sempre.
Agora, se tem algo que eu não posso dar pausa de jeito nenhum é na minha comunhão com Deus. A comunicação diária com Deus nos renova o interior, refrigera a alma. Eu posso tirar férias do meu trabalho, do meu ministério, mas do Senhor nunca. Tem pessoas que dizem: Eu vou parar um pouco de orar, de jejuar, de ir à Igreja. Não faça isso!
O Rei Davi escreveu algo glorioso no Salmo 27:4: “Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu posso morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo”.
Outro exemplo glorioso foi o profeta Daniel. No seu livro, no capítulo 6:10 está escrito: “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes ao dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer”.
O Senhor deseja que a sua vida seja uma sinfonia maravilhosa. Que o som da sua vida seja melodioso e faça bem aos ouvidos de Deus. Deixa o Senhor Espírito Santo ser o seu diapasão para que você esteja sempre afinado com Deus, com o próximo, como você mesmo, com a vida e com os seus.
Pastor Paula Papalarda.

0 comentários:

Postar um comentário